REALIZAÇÃO
UFPE logo.jpg
CTG logo.jpg
APOIO
logo facepe jpg.jpeg
LOGO.jpg
pitu-logo-png-2.png
a2 fitness.jpeg

© 2019 por Grupo de Estudos em Radioecologia - UFPE. Orgulhosamente feito com Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook Classic
  • YouTube ícone social

INTERNACIONAIS.

MSc. LINO ANGEL VALCÁRCEL ROJAS

 

É graduado em Radioquímica pelo Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas (InSTEC) (1994) e Mestre em Radioquímica pelo Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas (2006), em Cuba.

 

Possui vasta experiência em laboratórios de Química Analítica, operando com técnicas espectroscópicas (AAS, FRX, espectrofotometria UV-VI), cromatográficas (HPLC, GC, TLC), e sistemas acoplados (GC-MS e HPLC-ICP-MS).

 

Atualmente, desenvolve pesquisa voltada para a análise da qualidade da água a partir de várias fontes (água potável, águas superficiais e subterrâneas, a água do mar e esgoto), bem como na determinação de compostos orgânicos e elementos traço em amostras ambientais e de alimentos.

Drª. ZAHILY HERRERO FERNÁNDEZ  

 

É graduada em Licenciatura em Radioquímica (2008) e Mestra em Radioquímica (2012) pelo Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas (InSTEC);  Doutora em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela UFPE (2017).

 

Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando em análises de parâmetros físico-químicos em águas, determinação de metais por EAA e ICP em amostras de diversas matrizes, diluição de amostras de origem biológica e inorgânicas para análises por EAA e ICP, aplicação de FRX-BS na determinação de elementos em amostras de líquenes, utilizando correlação por Compton, dentre outros.

 

Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos em Radioecologia do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, atuando nas atividades de pesquisa e ensino.

NACIONAIS.

Dr. JOSÉ ARAÚJO DOS SANTOS JÚNIOR

 

É graduado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002); Mestre (2005) e Doutor (2009) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco, além de possuir Pós-Doutorados pela FACEPE no Programa BFP (2009-2010) e no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) CAPES/FACEPE (2010-2012).

 

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, Química Nuclear e Radioquímica. 

Atua fortemente no seguimento de dosimetria e instrumentação nuclear; análises por espectrometria gama; dosimetria ambiental e proteção radiológica, dentre outros.

Atualmente, é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Pernambuco com dedicação exclusiva, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN) da UFPE, vice diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), dentre outras funções administrativas. É um dos líderes do Grupo de Estudos em Radioecologia (RAE).  

Drª. MARIANA BRAYNER CAVALCANTI FREIRE BEZERRA

 

É graduada em biomedicina (2003), Mestra (2005) e Doutora em Tecnologias Energéticas Nucleares (2009), pela Universidade Federal de Pernambuco (2005 e 2009). Possui Pós-doutorado pela Universiad de San Martin da Argentina (2010) e pela Universidade Federal de Pernambuco (2011-2013).

Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo pesquisa na área de Engenharia Biomédica e Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: biodosimetria, biomarcador, radiossensibilidade, inflamação radioinduzida, indicadores celulares e moleculares radioinduzidos e estudos com células-tronco.

Dr. CARLOS ALBERTO BRAYNER DE OLIVEIRA LIRA

 

É graduado em Engenharia Eletrônica (1976) e Mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (1980); Doutor em Engenharia Nuclear pela Universitat Hannover (1984).

 

Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Tecnologia dos Reatores e em Instrumentação Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: termoidráulica de reatores, metodos perturbativos, análise de sensibilidade, reatores inovativos.

Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco.

HELENA MONTEIRO

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você. Visite meu site.

Drª. ANA MARIA MENDONÇA DE ALBUQUERQUE MELO

 

É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1991); Mestra em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e Doutora em Tecnologia Nuclear Aplicações, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN-SP) da Universidade de São Paulo (USP) (1998).

 

Atualmente, é Professora Associada 1 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Radiobiologia e Fotobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biofísica ambiental, e Radiobiologia.

Dr. THIAGO DE SALAZAR E FERNANDES

 

É graduado em Biomedicina (2003); 

Mestre (2005) e Doutor (2009) em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo realizado um período de doutoramento na Public Health England (2006-2007).

 

Realizou pós-doutorado com o Grupo de Biofísica Teórico-Experimental e Computacional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009-2011).

 

É Professor Adjunto do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem como principal interesse de pesquisa os efeitos biológicos das radiações ionizantes e não-ionizantes, com ênfase no dano cromossômico radioinduzido.

Dr. ALBERTO ANTÔNIO DA SILVA

 

É graduado em Química (2000), Mestre (2014) e Doutor (2018) em Tecnologias Energéticas e Nucleares, todos pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

Atualmente, é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Ipojuca, no Curso da Licenciatura em Química, em regime de cooperação técnica. No IFPE, exerceu, no Campus Barreiros, a função de Coordenador da Licenciatura em Química (2015 - 2017), além de ser Membro do Núcleo Docente Estruturante e do colegiado da Licenciatura em Química.

 

É participante de grupos de pesquisa nas áreas de Radioecologia e Educação. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Físico-Química, Química Ambiental, Química Nuclear e Radioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: dosimetria e instrumentação nuclear; análises por espectrometria gama; dosimetria ambiental; metais pesados, análise e controle da qualidade da água. Além disso, tem experiência docente nas áreas: Nuclear, Química, Estatística, Proteção Radiológica, Metodologia e Técnicas no ensino de Química.

Dr. ELVIS JOACIR DE FRANÇA

 

É doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2006).

 

Atualmente, é Pesquisador Associado do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste, CRCN-NE, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, e Pesquisador Colaborador do Instituto Oceanográfico da USP. Está credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco como Docente Permanente para orientações de Mestrado e Doutorado, também atuando como Vice-Coordenador no período de 2015-2017.

 

No CRCN-NE, é responsável pelo Serviço de Monitoração Ambiental, cujas atividades de pesquisa desenvolvidas abrangem: Avaliação da Qualidade Ambiental, Poluição e Ciclagem Mineral, além de Metrologia em Química, Ciências Agrônomicas e Técnicas Analíticas Nucleares. 

Dr. JOSÉ WILSON VIEIRA

 

É graduado em Física (Licenciatura e Bacharelado, em 1990), Mestre (2001) e Doutor (2004) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Atualmente, é Professor Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE-Recife) e Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), onde coordena o Laboratório de Física Experimental.

 

Atua, fortemente no Desenvolvimento de modelos de exposição usando fantomas antropomórficos, técnicas Monte Carlo aplicadas à Dosimetria Numérica das radiações ionizantes, processamento de imagens digitais, Proteção Radiológica e desenvolvimento de softwares educacionais.

 

No IFPE, coordena o Laboratório de Dosimetria Numérica e o projeto APQ-0036-3.09_15 FACEPE nº 22/2014 - Apoio à Disponibilização para a Pesquisa de Laboratórios Multiusuários e de Acervos de Interesse Científico ;Prototipagem de Fantomas com Materiais Equivalentes ao Tecido Humano para Uso em Dosimetria das Radiações Ionizantes

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now